Ambiental

Valores que semeamos para criar uma tecnologia sustentável, eficiente e justa

Ambiental

Durante todo processo de produção do combustível e de nossos outros produtos, seguimos os objetivos de nosso desenvolvimento de acordo com nossas políticas de sustentabilidade, adotamos projetos de reflorestamento, adubação verde e conscientização ambiental. Nos esforçamos para trabalhar com a reciclagem e reutilização dos nossos recursos, minimizando os impactos do efeito estufa e ajudando a preservar a biodiversidade. Utilizamos os créditos de carbono, seguindo o Protocolo de Kyoto, como uma ferramenta para reduzir a emissão do dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso por um mundo mais positivo e conectado com a Terra, semeando relações cada vez mais saudáveis.

Gestão de recursos hídricos e efluentes

Sabemos a importância de preservar desse recurso natural cheio de vida

A Gestão de Recursos Hídricos é um processo completo dentro de nossa cadeia produtiva, já que acompanha desde o mapeamento e elaboração de ferramentas para atingir metas para utilização dos recursos hídricos na área industrial, até planos de ações com o objetivo de reduzir o consumo de água.

Isso mostra nossa preocupação constante com a conservação e a qualidade da água, que já foi reconhecida pelo Prêmio ANA de Conservação e Uso Racional da Água. No campo, utilizamos tecnologias para otimizar o consumo de água, realizando técnicas de conservação do solo pensando no manejo adequado e na preservação dos recursos naturais.

Colocamos como uma responsabilidade nossas atividades de manejo e conservação do solo para evitar o assoreamento dos corpos d’água nas áreas de plantio da cana-de-açúcar. Além disso, não lançamos efluentes para os mananciais, garantindo uma fertilização através do Landfarming.

Separamos, assim, as águas utilizadas tanto em uso doméstico como também para uso industriais em diferentes estações de tratamento. Essas águas são reutilizadas principalmente para o processo de fertirrigação. O descarte se mantém, dessa maneira, igual a 0, mostrando nosso comprometimento com a conscientização ambiental.

Geração de energia

Possuímos uma energia orgânica, pura e genuína Somos pioneiros em cogeração de energia no estado de Goiás. Produzimos energia limpa e renovável a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. Conseguimos, com as nossas duas unidades, produzir energia suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. Com a venda de 65% da Codora Energia, integrada à Unidade Otávio Lage, para a Albioma Participações do Brasil, possibilitamos diversas melhorias na eficiência energética, com a utilização da palha de cana para geração de energia mesmo no período entressafra. A cana-de-açúcar que antes era desperdiçada, hoje é utilizada para proporcionar ganhos ambientais e econômicos para a empresa.

Usamos nossa visão de futuro para pensar em todas as partes do processo

Gestão de resíduos

A partir do nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos, conseguimos abranger 100% dos resíduos gerados em nossa atividade, orientando a reutilização e o uso consciente pautadas pela legislação e guiados por nossos princípios. Tanto os resíduos perigosos quanto aqueles não perigosos são tratados da forma mais adequada para cada um. Mas além de tratar da destinação correta de cada tipo de resíduo, também tratamos do problema na raiz, pensando em maneiras de mitigar a produção desses resíduos. Para cada caso, não perigosos e perigosos, reutilizáveis ou não, conseguimos pensar em soluções que minimizem cada vez mais seu impacto no meio ambiente.

Amplificamos os impactos positivos com cada atitude nossa

Gestão de emissão de GEEs

Desde o início da nossa cadeia produtiva já mostramos nossa preocupação com a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, já que trabalhamos com combustível limpo. A cada dia, aprimoramos ainda mais nossos processos e métodos de monitoramento que pesquisam novas maneiras de reduzir a emissão dos GEEs. Mesmo nossas ações locais já se traduzem em impactos globais, como a produção de combustíveis renováveis, uso de adubos orgânicos, plantio de mudas nativas, dentre outras políticas. Além de pensar na produção como uma medida mais direta, também trabalhamos em soluções indiretas, como alternativas de transporte que ajudem a diminuir a emissão dos gases nocivos ao meio ambiente.

Preservação da biodiversidade

Sem a terra, não existiríamos. Nossos esforços primários vão no sentido de preservá-la e recuperá-la enquanto ampliamos as nossas atividades agrícolas. Utilizamos rotação de culturas para garantir um solo com nutrientes que consegue se regenerar a longo prazo. Além disso, também fazemos o controle biológico via predador natural, evitando a aplicação de produtos químicos no plantio. Possuímos um Plano de Gerenciamento Ambiental, responsável por acompanhar o monitoramento das metas atuais no plano de biodiversidade local. As ações propostas vão de medidas de contenção, curvas de nível, vírgulas e desenvolvimento de atividades georreferenciadas.

PRESERVAR O PRESENTE E ENERGIZAR SÃO COMPROMISSOS CLAROS PARA NÓS

Renovabio

Emitido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a RenovaBio consiste no incentivo à participação de biocombustíveis na matriz energética brasileira. Os produtores que atingirem as metas estabelecidas compulsoriamente ganham o Crédito de Descarbonização (CBios), emitido na nota fiscal e podendo ser negociado na Bolsa (B3). Nossa empresa adquiriu a certificação RenovaBio, o que demonstra nossa responsabilidade em alavancar o papel ambiental, econômico e socialmente sustentável dos biocombustíveis. Isso aliado à nossa produção cada vez mais proveitosa, nos permitindo manter parte relevante dos CBios adquiridos na escritura, para futuras vendas.

Relatórios

Nossas atividades resumidas ano a ano com transparência, credibilidade e segurança.

Saiba mais