História de Jalles Machado será tema de exposição no IHGG

Engenheiro, agricultor, empresário e pecuarista. Essas eram algumas das tantas atribuições de Jalles Machado de Siqueira. Falecido em julho de 1975, ele completaria 130 anos em 2024. Apesar do tempo, sua história ainda é reconhecida e lembrada. Como deputado federal foi autor dos projetos de ligação Anápolis-Belém, que hoje conhecemos como Belém-Brasília, e também pelo […]

História de Jalles Machado será tema de exposição no IHGG

Engenheiro, agricultor, empresário e pecuarista. Essas eram algumas das tantas atribuições de Jalles Machado de Siqueira. Falecido em julho de 1975, ele completaria 130 anos em 2024. Apesar do tempo, sua história ainda é reconhecida e lembrada. Como deputado federal foi autor dos projetos de ligação Anápolis-Belém, que hoje conhecemos como Belém-Brasília, e também pelo projeto do Sistema Rodofluvial Brasileiro. Além disso, também é de autoria de Jalles Machado o projeto sobre a uniformização do preço dos combustíveis líquidos no território nacional.

Toda sua trajetória poderá ser conhecida de perto. Isso porque, a partir de 14 de dezembro deste ano o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, localizado em Goiânia, fará uma exposição com o nome: Trajetórias – 130 anos de Jalles Machado. E para contar a história de Jalles, natural de São Joaquim da Serra Negra, hoje Alterosa, em Minas Gerais, familiares decidiram doar todo o acervo de documentos e fotografias para o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Além de documentos e fotos, a mostra contará com a exibição de um filme biográfico documental sobre o empresário.

Jalles Machado era casado com Beatriz Lage Siqueira. Desse casamento nasceram quatro filhos: Jair Lage de Siqueira, Sylvia Siqueira de Simões, Otávio Lage de Siqueira e Nize Siqueira dos Santos. A exposição sobre essa história ficará à disposição no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante um ano.

Clique aqui e assista ao filme Trajetórias – 130 anos de Jalles Machado

Serviço:
Abertura da exposição Trajetórias – 130 anos de Jalles Machado
Data: 14 de dezembro
Horário: 18 horas
Local: Casa Rosada, Rua 82, número 455, setor Sul, Goiânia, Goiás.