Governança Corporativa

Incorporamos boas práticas de governança corporativa à nossa cultura

Colocamos como parte dos valores da empresa a importância de manter diretrizes alinhadas às nossas políticas de sustentabilidade, segurança do trabalho para nossos colaboradores e foco no cliente. Desde 2014 mantemos uma equipe estruturada de Relações de Investidores que é 100% dedicada em criar um calendário público de comunicação com o meio externo. A nossa missão é conseguir transmitir nossa visão e nossos valores, mantendo transparência em nossas atividades e assim permitindo que, externamente, as pessoas compartilhem do nosso respeito ao meio ambiente e à vida. Nossa estrutura interna está definida em Estatuto Social e é composta pelo Conselho Administrativo e pela Diretoria Executiva.

Gestão e Organização Interna

Nossa estrutura de governança está definida em Estatuto Social e é composta pelo Conselho de Administração com presidente e vice-presidente independentes, respaldado pela Diretoria-Executiva e os seguintes comitês:

  • +

    Comitês comercial e de finanças

    São responsáveis por traçar estratégias mensais, contando com assessorias externas de renome nacional e internacional.

  • +

    Comitê social

    Representa os colaboradores da empresa, garantindo autonomia para direcionar, a partir de um plano de ação, a realização dos investimentos, direcionados pelo pilar social da sustentabilidade e garantindo os valores da empresa – tais como inclusão social, comunidade, qualidade de vida, direitos humanos, dentre outros.

  • +

    Comitê de integridade

    Concentra-se na mitigação de riscos de compliance, defendendo os interesses da organização. Garante o cumprimento do conjunto de normas legais e regulamentares e as políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio. Por fim, promove a integridade e a ética no ambiente de trabalho, agregando valor às nossas atividades.

  • +

    Comitê de inovação

    Possui o objetivo de construir novas soluções para os problemas, entregando valor para todos os envolvidos e entregando resultados reais para a empresa. Assim, seu principal papel é apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio de ideias e o debate de assuntos de interesse da Companhia, pensando na expansão e inovação tecnológica.

  • +

    Comitê de auditoria interna

    Órgão controlador que possui papel de supervisão de processos de auditoria e prestação de contas, garantindo credibilidade e segurança. É responsável por subsidiar as decisões do Conselho de Administração. A aprovação de um suporte documental que conta com o nosso Código de Conduta, dentre outros documentos, foi realizada pelo comitê em questão.

Conselho de Administração

Ao Conselho de Administração cabe definir as políticas e diretrizes gerais da Companhia, avaliando planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva, além de acompanhar os resultados de cada período.

Atualmente, é composto por quatro acionistas majoritários e minoritários, dois membros externos e independentes e um membro externo, sendo este último o próprio presidente.

  • +

    Oscar Bernardes

    Presidente (membro externo e independente)
    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi sócio-senior da Booz-Allen & Hamilton e atuou como CEO da Bunge International. Conselheiro independente, eleito de acordo com os critérios de independências estabelecidas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

  • +

    Alexandre Lahóz Mendonça de Barros

    Vice-presidente (membro externo e independente)
    Graduado em Engenharia Agronômica e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, atuando como professor da mesma instituição, e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conselheiro independente, eleito de acordo com os critérios de independências estabelecidas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

  • +

    Plínio Nastari

    Membro Externo
    Graduado em Administração de Empresas, é mestre e Ph.D. em Economia Agrícola, pela Universidade Estadual de Iowa. Foi professor por 22 da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é membro do Comitê Mundial de Açúcar na ICE Futures. Conselheiro externo da Jalles, sem vínculo atual comercial, empregatício ou de direção, não sendo conselheiro independente.

  • +

    Gibrail Kanjo Esber Brahin

    Membro
    Atua há 30 anos como diretor-executivo da empresa Gissara Agropecuária Ltda., sendo também conselheiro e vice-presidente da Cooperativa de Crédito do Vale São Patrício (Coopercred). Conselheiro efetivo da Jalles S.A.

  • +

    Otávio Lage de Siqueira Filho

    Membro acionista
    Graduado em Engenharia Civil e Administração, foi diretor-presidente da Jalles de 1981 a 2000. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e prefeito de Goianésia por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Atualmente, é presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), conselheiro da Fundação Abrinq e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

  • +

    Silvia Regina Fontoura de Siqueira

    Membro acionista
    Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, atuou como psicóloga na Clínica Santa Mônica em Goiânia/GO. Foi diretora-presidente, membro do Conselho Deliberativo e diretora financeira da Associação Alphaville, além de sócia do Centro de Psicologia da Pessoa. Atualmente, é sócia proprietária da empresa LS Agropecuária e atua como vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Otávio Lage.

  • +

    Clovis Ferreira de Morais

    Membro acionista
    Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde cursou também Engenharia de Produção. Colaborou para a criação da Universidade de Barretos, e é sócio, fundador e engenheiro responsável pela criação da Construtora Morais Ferrari Ltda. Esteve desde o início com o Grupo Otávio Lage. É sócio, fundador e conselheiro da Jalles.

Diretoria executiva

Responsável pela elaboração de planos, projetos e por avaliar o desempenho operacional e financeiro, além de executar as estratégias definidas pelo Conselho de Administração

  • +

    Otávio Lage de Siqueira Filho

    Diretor-presidente
    Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Otávio Lage de Siqueira Filho participou de todo o processo de fundação da Jalles. É Diretor-Presidente da empresa desde a sua criação, ausentando-se do cargo de julho de 2000 a dezembro de 2008 para atuar como Prefeito de Goianésia/GO. Também é referência pela Política de Gestão Integrada que implantou na Jalles, levando a empresa a se destacar no setor sucroenergético e a alcançar reconhecimento internacional. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) de 2014 a 2017, membro do Conselho de Administração da Fundação Abrinq (agosto/2010 a julho/2019), membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC (novembro/2012 a julho/2021); e presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás – Adial Goiás (março/2017 a novembro/2021). É Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

  • +

    Rodrigo Penna de Siqueira

    Diretor financeiro
    Graduado em Engenharia Civil pela Poli/USP, com pós-graduação em Derivativos (FEA/USP) e Gestão de Finanças (FIA/USP). Foi Conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Presidente do Conselho Temático do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), vice-presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL). Atua desde 2001 no Grupo Otávio Lage, exercendo diversas funções, dentre elas seu atual cargo de diretor financeiro.

  • +

    Henrique Penna de Siqueira

    Diretor comercial
    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com MBA na Fuqua School os Bussiness (Duke University). Foi membro do Conselho de Administração do CTC e trabalhou no Banco Itaú e na consultoria norte-americana AT Kearney. Atuou como diretor de operações por cinco anos e atualmente ocupa o cargo de diretor comercial desde 2013.

  • +

    Joel Soares Alves da Silva

    Diretor de operações
    Graduado em Contabilidade e Administração de Empresas pela Unitoledo (SP). Possui especialização em gestão financeira e MBA em gestão estratégica, gerenciamento de projetos e agrobussiness pela FGV. Ocupou cargos de gerente geral e diretor regional no grupo João Lyra (AL/MG), diretor-executivo e CEO da Unialco (SP) e é diretor de operações da Jalles desde 2011.

Relatórios

Nossas atividades resumidas ano a ano com transparência, credibilidade e segurança.

Saiba mais